Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Analise às Equipas Seniores concelhias - (GDC Roriz & ARC Sezurense) - Temporada 2014|15: Rescaldo da 13ª e 14ª Jornadas


As equipas seniores do Grupo Desportivo e Cultural de Roriz e a Associação Recreativa e Cultural Sezurense já disputam a segunda volta do campeonato estando neste momento mais próximas na classificação geral!

Colectivo de Roriz: formação rorizense prossegue o seu campeonato
com altos e baixos, reforçando a irregularidade de momentos e de resultados que teve durante a primeira metade do campeonato. Com três jornadas disputadas na segunda volta o regresso aos triunfos foi uma realidade, ficando para trás duas derrotas algo pesadas e inesperadas pelos números apresentados! Em termos classificativos, a equipa da freguesia de Pindo continua na parte intermédia da tabela classificativa - 8º lugar, com 14 pontos somados. Entretanto com diversas desistências que ocorreram, os rorizenses viram-se necessitados em contratar mais elementos ou atletas, sendo que Gonçalo Costa e Pedro Pina voltaram assim às coabitações do Roriz. Tratam-se de dois regressos aos rorizenses, de dois atletas naturais do concelho penalvense. Sendo que Gonçalo Costa é proveniente do Grupo Desportivo de Silgueiros (Viseu) - 1ª Divisão zona Sul, enquanto Pedro Pina, ainda não tinha clube depois de na temporada passada ter representado os rorizenses.


Seguindo o alinhamento das crónicas:

13ª Jornada - Nespereira FC 4 x GDC Roriz 0

A turma rorizense na décima terceira jornada deslocou-se ao concelho de Cinfães para defrontar o Nespereira para tentar dar a volta por cima ao momento negativo que ultrapassava mas a partida foi novamente de pesadelo para os rorizenses que saíram "vergados" por quatro bolas a zero. Não era fácil conseguir um resultado positivo tal eram as condicionantes que apresentavam nesta partida, apenas com 11 jogadores + 1 suplente (guarda-redes) na ficha de jogo. O encontro e o vencedor ficou decidido praticamente no primeiro tempo onde os rorizenses já perdiam por 3-0. Na etapa complementar, a turma de Sérgio Macário ainda conseguiu por vezes equilibrar o sentido de jogo, mas acabou por sair derrotada.

14ª Jornada - GDC Roriz 3 x UD Vilamaiorense 0

Golos: Amílcar (2x) e Márcio Marques

A turma rorizense na décima quarta rodada recebeu o Vilamaiorense do concelho de São Pedro do Sul com o objectivo de voltar a triunfar e de forma decidida travar a maré de resultados negativos que vieram a acontecer nas duas últimas jornadas. Frente a um conjunto que tradicionalmente lhes coloca muitas dificuldades, o Roriz conseguiu redimir-se e venceu por três bolas sem resposta. Uma vitória construída por inteiro no primeiro tempo, depois de uma exibição bem conseguida onde se destacou Amílcar com dois golos, ambos de cabeça. Márcio Marques foi o autor do restante e de belo efeito na cobrança de um livre directo. A etapa complementar acabou por perder interesse onde o Roriz apenas controlou a vantagem e o Vilamaiorense tentou anular, sem sucesso, a desvantagem. Três preciosos pontos que voltam a dar outra confiança, que se espera que se mantenha por mais tempo. Segue-se na ronda seguinte a deslocação à Beselga para defrontar Os Ceireiros. Força para o próximo encontro!


Colectivo de Sezures: A formação sezurense prossegue o seu campeonato numa série de jogos sem vencer perdendo a oportunidade de se aproximar dos lugares mais cimeiros da classificação! São já quatro jornadas seguida sem voltar a conhecer o sabor da vitória. Nas duas últimas conseguiu apenas pontuar em casa do Oliveira do Douro continuando contudo na sexta posição classificativa mas mais à mêrce dos classificados logo abaixo. Com um plantel estabilizado, os sezurenses ainda não precisaram de recorrer ao mercado de transferências continuando com o plantel original praticamente na sua máxima força.

Seguindo o alinhamento destas crónicas:

13ª Jornada - GDCP Oliveira do Douro 4 x ARC Sezurense 4

Golos: João Osório. Gonçalo Ferreira, Tiago Gonçalves e Cabral

A turma sezurense deslocou-se na décima terceira jornada ao concelho de Cinfães para defrontar o Oliveira do Douro, num terreno, como já se sabe, muito complicado para os adversários, pelas suas dimensões e ambiente hostil proprocionado pelos locais. Era a primeira partida do Sezurense neste ano novo civil como a primeira disputada na segunda volta do campeonato. Curiosamente os sezurenses acabaram por conseguir o mesmo resultado da temporada passada: 4-4, reforçando mais uma vez o histórico de conseguir resultados positivos no campo da Ranha, no concelho de Cinfães. Foi um encontro com muita emotividade e alternância de marcador constante. Os sezurenses conseguiram estar por três ocasiões na frente do marcador mas os oliveirenses conseguiram a reviravolta no marcador, empatando ainda o Sezurense a quatro golos, sendo o resultado final. Tendo em conta uma maior competitividade do Oliveira do Douro nesta actual temporada não se pode considerar uma mau resultado fora de portas.

14ª Jornada - ARC Sezurense 1 x Nespereira FC 2

Golos: Tiago Gonçalves


A turma sezurense recebeu e defrontou o Nespereira na décima quarta rodada terminando com uma derrota caseira por uma bola a duas. Não era certamente o resultado desejado. Força para o próximo encontro!
Ver mais sobre o encontro na Crónica de Jogo.


A reportagem esteve presente e acompanhou a última partida do campeonato: 


Ficha & Crónica de Jogo:

25 Janeiro 2015
Campo das Cruzes (Sezures - concelho de Penalva do Castelo)
1ª Divisão Distrital – Zona Norte 2014|15 – 14ª Jornada
Cerca de 100 pessoas de Assistência

Tarde soalheira no Campo das Cruzes aguardava este encontro entre duas equipas separadas na classificação por apenas três pontos e com ambição de se aproximar dos primeiros lugares.

Foi por isso que assistimos a uma partida algo dividida e com vencedor incerto até ao final.
O inicio foi mais promissor para os visitantes (que tinham vencido na jornada anterior o Roriz com um concludente 4-0), que em duas situações nos primeiros dez minutos, estiveram perto de inaugurar o marcador. A resposta do Sezurense (que tinha empatado na jornada anterior em Oliveira do Douro) surgiu ao minuto 12 com Cabral a rematar com estrondo à barra da baliza defendida por Semblano. A entrar seria um enorme golo marcado pelo centro campista sezurense. Praticamente no minuto a seguir, foi a repetição deste acontecimento, mas desta vez foi a vez de Steven Cunha rematar ao ferro superior da baliza contrária.
Os visitados depois de um inicio mais pálido ficaram mais confiantes e perigosos mas falhavam no capitulo da finalização, sendo mais um exemplo o falhanço de Nico Dias ao minuto 25, que à boca da baliza fez o mais dificel, atirar por cima. Como sempre vai dizendo o ditado popular que quem não marca arisca-se a sofrer e assim foi ao minuto 33. A defesa sezurense não foi prática a afastar o esférico de uma zona perigosa, aparecendo Sérgio Duarte bem desmarcado nas costas da defensiva e frente ao guardião Sacho a não perdoar, atirando para o poste mais distante do mesmo. Estava inaugurado o marcador em Sezures. O Nespereira colocava-se em vantagem. Antes do intervalo o colectivo comandado pelo técnico Luís Filipe Pinto teve nova oportunidade para marcar e no momento, empatar a partida, mas Marcelo Coelho perdeu a noção do espaço e depois de ganhar um ressalto e ultrapassar o guardião Semblano com a baliza aberta, atirou ao lado. Decididamente era dia Não para os sezurenses, que até ao minuto 39 tiveram quatro oportunidades mais flagrantes de chegar ao golo. Em duas delas o ferro superior devolveu o esférico. Nas outras duas a falta de pontaria ou frieza impediram os locais de marcar no primeiro tempo. Assim chegávamos ao intervalo. O colectivo orientado pelo técnico Carlos Duarte saia com uma vantagem mínima.

Na etapa complementar, os locais fizeram de uma assentada duas alterações, no sentido de mudar o rumo dos acontecimentos mas o jogo foi mais confuso e pouco fluido não se registando grandes situações de golo. O Sezurense apareceu com mais iniciativa e posse de bola enquanto o Nespereira optou por uma postura mais na expectativa e resguardada. Não era para menos, já que a o marcador estava a seu favor e foram várias as vezes que a partida esteve interrompida por assistência a jogadores forasteiros. Com um pouco de sorte à mistura, os visitantes iriam marcar novamente. Isto ao minuto 79, quando Barnabé apareceu no sitio certo a emendar um ressalto e uma primeira tentativa de Carlitos que apareceu na grande área numa posição que deixou muitas dúvidas legais de posição em relação à linha defensiva. Até ao final, foi novamente o Sezurense que pressionou mais mas as suas iniciativas ou se perdiam no último terço do terreno como também o Nespereira (uma formação que conta com atletas experientes)  fechou e cerrou a sua defesa a "sete chaves".

Somente através de bola parada o Sezurense esteve novamente perto de marcar. Ao minuto 85, Zé Ricardo atira de livre directo mas Semblano defende para pontapé de canto. Os locais ainda se queixaram de uma eventual falta para grande penalidade depois de Cabral ter caído na grande área e seria mesmo da marca dos nove metros que o Sezurense viria a reduzir no marcador. Já nos descontos sobre descontos, a bola é novamente enviada à barra do Nespereira e no meio de tanta confusão na grande área, na sequência, Tiago Gonçalves caiu na grande área e desta vez foi assinalada a falta para o castigo máximo. A falta pareceu menos evidente do que situação a anterior contudo o arbitro não teve dúvidas. O mesmo jogador sezurense aproveitou para fazer o 1-2 em cima do apito final. Não haveria mais tempo para tentar novo golo já que estava esgotado o tempo de compensação.

Saiu vencedor o Nespereira pela diferença mínima numa partida em que o Sezurense fez o suficiente para levar outro resultado, mas o futebol é mesmo assim, como se sabe. Contam os que entram e aí o Nispra foi mais forte. Passaram assim a ser seis pontos a diferença entre as duas equipas, embora a equipa do concelho de Cinfães tenha mais uma partida realizada.

O Sezurense mantêm o sexto lugar enquanto o Nespereira, apesar de manter o quinto lugar, juntou-se ao grupo de equipas que vai certamente disputar o segundo lugar da classificação e uma possível promoção de divisão.

O campeonato terá que certamente prosseguir e quanto ao Sezurense, estamos convictos que poderá somar os três pontos na partida disputada no campeonato que será em Vila Maior, frente à União Desportiva local.

Associação Recreativa e Cultural Sezurense
Treinador: Luís Filipe Pinto
Constituição: Sérgio Sacho, Ricardo Alexandre, Gonçalo Ferreira, Ricardo Costa (C), Steven Cunha, Rafael Carvalho, Cabral, Marcelo Coelho (Zé Ricardo - Intervalo), Miguel Pereira (Tiago Gonçalves - Intervalo), Nico Dias (Sebastião - 76 minutos) e João Osório.
Suplentes não utilizados: Henrique Costa, Jaime Augusto, Hélder Pacheco e Tiago Ganês.

X

Nespereira Futebol Clube
Treinador: Carlos Duarte
Constituição: Ricardo Semblano, Famoso, Nuno Cardoso (C), Palito, Pereira, João Hêrnani, Sérgio Silva, Puck, Carlitos (Vilarinho - 89 minutos), Sérgio Duarte (António Moreira - 90+2 minutos) e Pepe (Barnabé - 64 minutos).
Marcadores: Sérgio Duarte (33`), Barnabé (79`) e Tiago Gonçalves (g.p.) (90+7`).

Equipa de Arbitragem:
Arbitro: Fábio Loureiro (A. F. Viseu)
Assistentes: Luís Ramos e Jorge Ramos
Acção Disciplinar: Cartão Amarelo para João Hêrnani (60`), Steven Cunha (69`), Ricardo Costa (80`), Ricardo Alexandre (88`), Vilarinho (90+4`) e Nuno Cardoso (90+5`).





















A analise à prestação das restantes equipas seniores concelhias vai prosseguir de forma quinzenal ou mensal consoante a disponibilidade e colaboração dos intervenientes que acompanham mais de perto as duas formações. Pedindo assim a compreensão dos leitores.


Próximas Jornadas (15ª e 16ª) da 1ª Divisão Distrital - Zona Norte 2014|15:

15ª Jornada (01-Fev-2015):

Os Ceireiros x Roriz
Vilamaiorense x Sezurense

16ª Jornada (08-Fev-2015):

Roriz x Arguedeira
Sezurense x Os Ceireiros

Resultados|Classificação:

Resultados 13ª e 14ª Jornada - 1ª Divisão Viseu - Zona Norte 2014|15:


Classificação após a 14ªJornada - 1ª Divisão Viseu - Zona Norte 2014|15: