Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Artigo de Reflexão: "Clubes portugueses entre os que menos apostam na formação"

Desporto - Futebol

Tema: "Clubes portugueses entre os que menos apostam na formação"

Artigo publicado in Jornal de Noticias 21 Janeiro 2014

Autor: Marco Oliva

Os clubes que disputam a I Liga portuguesa de futebol estão entre os emblemas europeus que menos apostam em jogadores oriundos da formação, sendo que apenas Sporting, Marítimo e Vitória de Guimarães estão acima da média continental

Os números, a que a agência Lusa teve acesso, foram publicados no "Estudo Demográfico", documento elaborado anualmente pela empresa suíça "Observatório do Futebol" (CIES Football Observatory) e da autoria dos investigadores Raffaele Poli, Roger Besson e Loic Ravenel.

Segundo aquele retrato demográfico, que diz respeito a outubro de 2013, apenas 12% dos jogadores das equipas lusas alinharam nos respetivos clubes pelo menos três temporadas, entre os 15 e 21 anos, valor que coloca Portugal muito abaixo da média europeia (21,2%).

Entre os 31 campeonatos estudados pelo "Observatório do Futebol", a I Liga ocupa um dos últimos lugares, sendo apenas ultrapassada pelas ligas russa (11,3%), turca (9,1%) e italiana (8,4%), ficando a larga distância da líder Suécia, que aproveita quase 39% dos atletas oriundos da formação.

Eslováquia (37,7%), Finlândia (34,8%) e Croácia (32,4%) surgem logo a seguir, sendo que, das cinco principais ligas - o denominado "big five" - somente a francesa (23,6%) consegue superar a média europeia, apresentando melhores índices de aproveitamento que Espanha (21,1%), Alemanha (16,6%), Inglaterra (13,6%) e a já referida Itália.

Entre os 16 emblemas da I Liga, apenas Sporting, Marítimo e Vitória de Guimarães conseguem superar a média europeia. Os "leões" têm 33,3% de atletas formados no clube, os madeirenses 28% e os minhotos 23,1%.

Por outro lado, Olhanense e Arouca apresentam ausência total de atletas formados no clube, enquanto Benfica e FC Porto cingem-se a meros 6,9 e 4,2 por cento, respetivamente.

Os húngaros do Szombathelyi Haladás lideram o "ranking" europeu, com 85,7 por cento, à frente dos escoceses do Hearts (80) e dos croatas do Osijek (77,4). Já o FC Barcelona situa-se no sexto posto, com 64 por cento.

* Agência Lusa


Foto: RICARDO JÚNIOR / GLOBAL IMAGENS

Arouca e Sporting em extremos opostos no aproveitamento de jogadores da formação